domingo, 20 de dezembro de 2009

De Safo...

Toca, minha amiga,as cordas puras da tua lira.
Já a idade fez secar meu corpo,embranquecendo-me os cabelos que eram pretos,
tornando-me os joelhos mais que frouxos.

E agora, ó companheira bem amada,
querem levar-te para longe do meu peito,
como fazem também às jovens corças.

Adoro, mais que tudo, a flor da juventude.
Meu coração apaixonou-se pelo sol,
meu coração apaixonou-se pela beleza.

Igual aos deuses me parece quem a teu lado vai sentar-se,
quem saboreia a tua voz mais as delícias desse riso.
quem me derrete o coração e o faz bater sobre os meus lábios.

Assim que vejo esse teu rosto,
quebra-se logo a minha voz,
seca-me a língua entre os dentes,
corre-me um fogo sob a pele,
ficam-me surdos os ouvidos e os olhos cegos de repente.

Torna-se líquido o meu corpo:transpiro e tremo ao mesmo tempo.
Vejo-me verde: mais que a erva.
Só por acaso é que não morro.

Mergulha o teu corpo nesta água clara;
veste-lhe a brancura de açafrão e púrpura;
e o bordado brilho que há na tua túnica aumente a beleza que me é tão cara...

A morte não é um bem.Os próprios deuses o sabem.Eles preferiram viver...

Sem comentários: